Pular para o conteúdo principal

Ilhas de Ananindeua: Serviços infraestruturais.

O Prefeito Municipal de Ananindeua entregou no ultimo dia 11.09.11 a embarcação que fará o transporte escolar dos alunos da região das ilhas.

Foto: Transporte escolar (Almeida, 2011)

“A lancha foi adquirida junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do governo federal, por meio do Programa “Caminho da Escola”, que tem o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantir a segurança e qualidade do transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar (Diário do Pará)”.

A lancha que diminui o tempo do trajeto de 50 min. para 20 min. Além da rapidez os estudantes terão maior segurança nas viagens.

“Entre os fatores que levaram o município a ser beneficiado com a lancha escolar estão a quantidade de estudantes atendidos, as rotas feitas e a quantidade e a duração das viagens que as embarcações realizam (Diário do Pará)”.

Outra embarcação que ainda está em negociação é a da saúde, que fará o transporte e atendimento de todas as comunidades através do atendimento da família saudável.
Helder Barbalho também anunciou que a escola Municipal Domiciano de Farias passará a prover ainda este ano telecentro para acesso a internet, além de aulas de informática.

Foto: Sala de informática da Escola Domiciano Farias (ALMEIDA,2011)

Na ultima quarta feira foi finalizado o processo de contratação da empresa que construirá um poço de abastecimento nas comunidades de Igarapé Grande e Nova Esperança, através da parceria entre a Prefeitura Municipal e o INCRA.

Além do serviço de abastecimento de água em Igarapé Grande, as obras estruturais do posto de atendimento médico já estão quase prontas. A Clinica Médica como é identificada pelos insulares suprirá a necessidade de atendimento médico dos mesmos.

Foto: Clinca Médica de Igarapé Grande (ALMEIDA, 2011)

Com a implantação da energia elétrica em 19.06.2010, outros serviços estruturais ficaram mais fáceis de serem implantados na região. Melhorando a qualidade de vida dos insulares de Ananindeua.

Fonte: Jornal Diário do Pará. Ananindeua renova barco escolar para as ilhas. 12/09/2011

Comentários

Anônimo disse…
Boa tarde, gostaria de saber se o seu trabalho de conclusao de curso em turismo estar disponivel no site da ufpa?
Luciane disse…
Parabéns pelo blog Adrielson,
estou fazendo a pesquisa do meu TCC na comunidade de Igarapé Grande, sobre crianças ribeirinhas e a relação delas com a tecnologia. Muito obrigada por disponibilizar as informações que vc coletou na sua pesquisa, me ajudou muito!

Postagens mais visitadas deste blog

Bairros de Ananindeua

O território municipal de Ananindeua é formada por uma porção rural, que compreende a área da região das ilhas, e outra na área que fica próxima a bacia hidrográfica do rio Aurá, próximo a Colônia Agrícola do Abacatal e rio Guamá. A área urbana localiza-se no centro territorial do município, abrigando os seguintes bairros:

40 HorasÁguas BrancasÁguas LindasAtalaiaAuráCentroCidade NovaCoqueiroCuruçambáDistrito IndustrialGeraldo PalmeiraGuanabaraHeliolândiaIcuí-LaranjeiraIcuí-GuajaráJaderlândiaJibóia BrancaJúlia SefferMaguari-CajuíPAARProvidência
Os bairros estão distribuídos conforme o mapa a seguir:

Ilustração: Genildo Mota

Seringais de Ananindeua - Museu Parque Seringal

Lixão do Aurá: Fim do segundo maior lixão do país.

Desde o ano de 2002 os catadores são reconhecidos no código brasileiro de ocupações como profissional Catador de Material Reciclável. O Lixão do Aurá é o segundo do Brasil em número de catadores4.
Em 2010, a Lei Federal 12.305 determinou que os lixões do país sejam fechados até agosto de 2014 e, que os catadores sejam reconhecidos como trabalhadores, por meio de políticas de inclusão social com emprego e renda. Os lixões do Brasil devem ser substituídos por aterros sanitários, e resíduos recicláveis não poderão mais ser enviados para esses locais. O país ainda tem 2.906 lixões em atividade e das 189 mil toneladas de resíduos sólidos produzidas por dia, apenas 1,4% é reciclado5.
O fechamento do lixão do Aurá em agosto de 2014 é um prazo curto para um Estado que está atrasado em relação às regras da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Seu fechamento esta relacionado com duas problemáticas: o ambiental e o social. Esses aspectos precisam ser resolvidos, tanto quanto ao destino …