MAPA SETORIAL DO CONJUNTO CIDADE NOVA, ANANIDEUA, PA

Av. Dom Vicente Zico (Antiga Arterial 18). Foto: Adrielson Furtado (2017)
O projeto urbanístico do conjunto Cidade Nova, idealizado pela Companhia de Habitação do Pará (COHAB-PA), foi planejado para ser aberto visando a interligação entre os conjuntos, tendo a separação entre os conjuntos apenas por vias públicas.

A construção por etapa, iniciado à medida que os terrenos foram comprados pela COHAB, gerou problema no tamanho dos lotes (10x30m), ficando acima do padrão inicial (10x20 metros). Pois houve um desencontro de topógrafos em virtude das várias construtoras que trabalharam ao mesmo tempo na construção do conjunto, a exemplo da WE 31 que divide as C. Nova IV e V.
Sobra de área em frente aos lotes da WE 31. Foto: Adrielson Furtado (2017)
A sobra de área foi denominada pela COHAB como “área de emenda” ou “sobra”, que inicialmente ficou como espaço para calçada e posteriormente foi incorporado pelos moradores como parte de suas unidades habitacionais. Este fator explica porque os traçados das ruas entre a WE31 até a WE 19 se desencontram ao cruzarem a SN 3.

O traçado inicial do conjunto sofreu acréscimo de ruas e interligações à medida que o conjunto foi sendo inaugurado, em virtude das ocupações de áreas existentes nas bordas dos terrenos da COHAB ou da própria Companhia de Habitação, que assim como proprietários particulares tiveram as suas terras ocupadas por famílias em busca de espaço para morar.

A seguir, a ilustração apresenta a divisão setorial entre os nove conjuntos do maior conjunto habitacional construído pela COHAB no Estado do Pará. 



Comentários