VIAÇÃO FORTE: Rumo aos 50 anos

Em 30 de agosto de 1968, os sócios Antonio Lage, Nelson Lage e Anibal Vieira de Azevedo fundaram a Viação Forte Ltda. (AF), que anos mais tarde se tornaria a maior empresa prestadora de serviços de transporte urbano, em número de linhas e em extensão operacional, na Região Metropolitana de Belém.
A empresa começou a operar com apenas 5 ônibus, no ano seguinte a frota já era composta de 20 veículos, com motores da Mercedes-Benz, carroceria da Carbrasa, Metropolitana e Ciferal. A primeira garagem era alugada, localizava-se na antiga Casa Natal (Av. Almirante Barroso, 4783, prox. A Av. Tavares Bastos).
Imagem: Ônibus da Viação Forte. Foto: Robson Santos.
Foto: Cidade Nova 5 Ver-o-Peso. Foto: Lucas Jacó.
Num terreno próprio localizado na passagem Gama Malcher (passagem localizada na Av. Alm. Barroso entre a Polícia Federal e a escola estadual Pedro Amazonas Pedroso), funcionou por 10 anos a segunda garagem da empresa, com capacidade para 100 veículos. A localização no bairro do Souza explica o porque de algumas linhas possuírem a nomenclatura do bairro, como a linha Souza Rio 40 Horas, que atualmente foi reduzida para 40 Horas Ver-o-Peso.
Imagem: 40 Horas Ver-o-Peso. Foto: Lucas Jacó.
Desde a década de 1980, a terceira garagem e atual encontra-se na Rod. Mario Covas, 2187, bairro do Coqueiro, município de Ananindeua. Conta com cerca de 1.500 funcionários, 26 linhas de ônibus, uma frota de 330 veículos em operação e, mais de mil quilômetros em itinerários. Transportando diariamente milhares de passageiros diariamente entre os municípios de Belém e Ananindeua.
Imagem: Garagem da Viação Forte em 1989. Foto: Acervo Lucas Jacó. 

A frota da empresa cresceu com linhas de operação compartilhada e única, que partem dos bairros 40 Horas, Atalaia, Cidade Nova, Icuí, Maguari, Curuçambá, Guajará, Guanabara, Jaderlândia, Jiboia Branca, etc. Além dos que partem do município de Belém como: Cabanagem, Marambaia, Icoaraci. A maioria dos itinerários seguem para o centro de Belém, tendo como ponto de referência São Brás, Presidente Vargas e Ver-o-Peso (CASTRO, 2015).
Imagem: Cidade Nova 5 Ver-o-Peso. Foto: Lucas Jaco.

Itinerário das linhas em operação (Viação Forte, 2018):
Guanabara - Felipe Patroni
Guanabara - Centro via Pte. Vargas
Curuçambá - Jardim Sideral
Marambaia - Ver O Peso
Jardim Sideral - Ver O Peso
Cabanagem - Pte.Vargas
Icoaraci - Cidade Nova (via Mário Covas)
Icoaraci - Cidade Nova (via Transcoqueiro)
Cidade Nova 4 - Ver O Peso
Cidade Nova 5 - Ver O Peso
Cidade Nova 6 - Pte. Vargas
Paar - São Braz
Cidade Nova 8 - Pte. Vargas
Guajará - São Braz
Guajará - Ver O Peso
Paar - Ver O Peso
Icuí - Ver O Peso
Icuí - Pte. Vargas
Cidade Nova - Unama (Alcindo Cacela)
Jaderlândia - Felipe Patroni (Via Una)
Jaderlândia - Pte. Vargas
Jaderlândia - Ver O Peso
Rio 40 Horas - Ver o Peso
Jibóia Branca - Ver O Peso
Rio 40 Horas - São Braz
Curuçambá - UFPa

Em 2018, a empresa completará 50 anos, tendo como desafio atender as necessidades e reclamações dos usuários, que diariamente denunciam o serviço prestado por alguns dos funcionários da empresa, principalmente referente à “queimada de parada”. Além da demora nos pontos de ônibus (principalmente nos finais de semana), limpeza e conservação dos veículos, alta velocidade dos condutores, dificuldade na acessibilidade das pessoas com mobilidade reduzida, lotação acima da capacidade nos horários de pico, etc. Somados aos problemas existentes no sistema de transporte das cidades de Ananindeua e Belém.
Imagem: Acessibilidade no transporte público. Foto: Ascom, Defensoria Pública do estado do Pará.
Imagem: Ônibus com lotação acima da capacidade. Foto: SkycraperCity. 
Assim, a empresa continua a sua trajetória, acompanhando o crescimento da RMB. Possuindo na atualidade alto poder de atuação no município de Ananindeua.

Fonte:
CASTRO, C.J.N. Transporte público de passageiros: uma análise sobre a territorialidades das empresas de linha de ônibus urbano regulamentadas na Região Metropolitana de Belém (2000-2012). Dissertação (Mestrado), Universidade Federal do Pará, 2015. 

Comentários

Diego Trindade disse…
Excelente!