Castanheira Shopping Center: Já foi o primeiro shopping de Ananindeua.

Castanheira Shopping Center. (Foto: www.castanheirashopping.com.br)
No inicio da década de 1990, próximo ao local onde havia uma castanheira a margem da BR-316, iniciou-se a construção do que seria o primeiro shopping center do município de Ananindeua, de propriedade do Grupo Líder. A imprensa na época divulgava que o Castanheira Shopping Center concentraria 170 lojas, 17 restaurantes e cafés, 2 cinemas, além de mil vagas de estacionamento, sendo destinado as classes de maior poder aquisitivo, com data prevista para a sua inauguração em 1993.

Na época estava sendo construído outro shopping center no bairro da Batista Campos em Belém. Havendo uma disputa de qual seria o primeiro shopping do Estado do Pará e o segundo da região Norte do país. No dia 27 de outubro de 1993, o Shopping Iguatemi Belém (atual Shopping Pátio Belém) foi inaugurado, ganhando a disputa. Pois, o Castanheira Shopping Center foi inaugurado em 30 de novembro de 1993, sendo considerado o maior shopping do Estado.

Na época surgiram alguns questionamentos por parte da população de Ananindeua, como: o shopping vai promover mudanças aos bairros vizinhos (Atalaia, Jaderlândia e Una), como melhorias de infraestrutura, esgoto e pavimentação? O shopping vai enfraquecer o comércio existente no Entroncamento? O imposto gerado vai ficar no município?

Em 15 de dezembro de 1993, logo após a inauguração do primeiro shopping center de Ananindeua, a Assembléia Legislativa do Estado do Pará instituiu e sancionou a Lei 5.778, homologada pelo governador Jader Barbalho, que definia os novos limites políticos-administrativos e territoriais entre os municípios de Belém e Ananindeua. O novo traçado entre os municípios foi acordado entre as prefeituras em 2 de outubro de 1991. Assim o primeiro shopping de Ananindeua passou a fazer parte do município de Belém, ficando no limite entre os dois municípios.

Para o jornal O Liberal (1994), com a redefinição dos limites Belém perdeu 21.790 milhões de m² de seu patrimônio público, resultante do acordo político entre o prefeito de Belém Augusto Rezende e o prefeito de Ananindeua Fernando Corrêa, com suas respectivas Câmaras municipais. O acordo desrespeitou a Constituição Federal por não realizar consulta prévia a população dos dois municípios, afirmava o advogado Paraguassu Éleres em entrevista ao jornal.

Assim, por 15 dias o Castanheira Shopping Center foi o primeiro shopping do município de Ananindeua. 

Fonte: 
Legislação do município de Belém. Limite entre Belém-Ananindeua. Lei 5.778 de 15/12/1993. Belém: CODEM, 2001.
O Liberal. Limites: Belém perde muita terra. Caderno 03, p.3, 09/01/1994.

Comentários