4 anos do Museu Parque Seringal

Museu Parque Seringal (Adrielson Furtado)
No dia 04 abril de 2012, o seringal existente entre as WE 34 e 36 na Cidade Nova VIII foi transformado em Museu Parque Seringal. Sendo o segundo parque ambiental e  o primeiro museu de Ananindeua e, a primeira Unidade Conservação Municipal do Pará. 

O seringal existente foi plantado na década de 1940, durante o segundo boom da economia da borracha na Amazônia.

Durante a 2° Guerra M. (1939-1945), houve a expansão militar japonesa sobre o território asiático, afetando em 1942 a produção mundial de borracha. Amazônia tornou-se alternativa de abastecimento de látex. No mesmo ano, o Governo brasileiro e os EUA assinaram os Acordos de Washington, que visavam o fornecimento de borracha. 

Nesse período, os japonese iniciam nas Matas do 40 Horas as primeiras plantações de seringueiras. Os Japonese estavam no Pará desde 1929, quando chegaram visando solucionar o problema de despovoamento e produção agrícola.

Com o fim da 2° Guerra M.,  em 1946 os japoneses foram expulsos da Ásia, normatizado o mercado de látex. Os  EUA não renovaram os compromissos do Acordo de W., deixando de importar o látex brasileiro. Os seringais perderam a sua principal função para o qual foram plantados. 

Na década de 1960, as propriedades rurais existentes nas proximidades dos seringais, começaram a ganhar definições com a organização do espaço. Em consórcio com os seringueiras, passaram a haver plantações de cacau, cupuaçu, pimenta do reino.

Nas décadas seguintes, tais plantios foram abandonados pelos japoneses e nordestinos, estes chegaram na região como Soldados da Borracha (1943). 
Soldados da Borracha
Na década de 1970, a COHAB-PA durante a construção do conjunto Cidade Nova, preservou parte dos seringais, que continuaram sendo preservados pela população após a inauguração do conjunto. 

Localização do Museu Parque Seringal na Cidade Nova VIII
O atual Museu Parque Seringal tem como objetivo preservar o patrimônio histórico e cultural dos seringais existentes durante o segundo período da economia da borracha na Amazônia. Além de oferecer a população espaço de lazer e entretenimento.

Atualmente os principais espaços visitados são:
1. Pista de Cooper
2. Viveiro
3. Anfiteatro/Brinquedoteca/Administração
4. Academia ao ar livre
5. Play graund
6. Seringueiras
7. Tapiri
8. Museu do Seringueiro (Casa do Seringueiro, Casa do Aviamento e Casa do Senhor da Borracha).

O espaço é frequentando por um público variado, atraído principalmente pela sua área verde e espaços de lazer.  Além do mesmo oferecer monitoria para visitação programada de escolas e grupos de pessoas interessadas nas histórias que povoam o lugar.

Visitação monitorada no Museu Parque Seringal
Parabéns a todos aqueles que direta e indiretamente dão a sua contribuição para a preservação desse patrimônio, ajudando a contar e manter a identidade cultural do município de Ananindeua.

A

Comentários

Talita disse…
nossa,o melhor blog.
Talita disse…
seu trabalho é primoroso!Parabéns!
Darlene Ferreira disse…
Muito bom seu blog, parabéns! :)