Ananindeua sintetizada em 10 momentos históricos


1° Momento (1790)
Casa de Abacatal
O primeiro processo de ocupação do município de Ananindeua foi iniciado por volta de 1790, através de um engenho de cana de açúcar de propriedade do Conde Antônio Koma de Melo, às margens do Rio Guamá, que deram origem à comunidade mais antiga de Ananindeua, Colônia Agrícola do Abacatal.

2° Momento (1850-1895)

Na década de 1850, foi a vez dos ribeirinhos que se estabeleceram no Maguary (que antes recebia o nome de Maguari-Açu), fugindo do confronto da Cabanagem, formando um pequeno aglomerado populacional conhecidos como “Boca” e a do “Cabeceira”. Neste período ocorre os primeiros registros de terras no Maguary (1856), a área do Distrito Industrial e Mocajutuba (entre o período de 1880 a 1895). A partir de 1890, verifica-se o povoamento na região insular como: Ilha de Sassunema (1894), Ilha do Roldão (faz parte da ilha de Santa Rosa) (1895), Ilha do Mutum (1986), etc.

 3° Momento (1884)
Estação de Ananindeua no km 14 EFB
Inauguração do primeiro trecho da via-férrea bragantina (29 quilômetros que separavam a estação de São Braz a colônia de Benevides) no domingo de 9 de novembro de 1884. Marcando assim o primeiro eixo de interligação do povoado de Ananindeua (fundado antes da inauguração da Estrada de Ferro de Bragança -EFB) com a capital. Ano mais tarde foi construído uma parada  para embarque e desembarque de passageiros no quilometro 14. Devidos á facilidade de acesso pela EFB, proporcionou uma maior ampliação do povoado, na qual vieram os proprietários de terras.

4° Momento (1916)

Curtume Maguary num cartão Postal (Belém da Saudade)
A ocupação foi marcada por retirantes nordestinos que chegavam na região para trabalhar no Curtume Maguary, principal ponto de atração para o crescimento do povoado, instalado 1 de março de 1916, por iniciativa dos sócios Saunders & Davids. Eles foram os pioneiros na região e os responsáveis pela época áurea do município, tornando-se a primeira indústria organizada no ramo do curtimento de couro no município.


5° Momento (1944)

Em 1938, por Ato do Governo do Estado do Pará, Ananindeua deixou de ser freguesia e passou a ser distrito do município de Santa Izabel, permanecendo como tal até 30 de dezembro de 1943, quando por força do Decreto-Lei n° 4.505, promulgado pelo então interventor Estadual Magalhães Barata, foi instituído o município de Ananindeua, cuja instalação ocorreu em 3 de janeiro de 1944, tendo sido nomeado, à época, como primeiro prefeito, o Sr. Claudomiro Belém de Nazaré.  No período de 1947 a 1956, o município contava com os seguintes distritos: Ananindeua, Benevides, Benfica e Engenho do Araci (atual Santa Bárbara).

6° Momento (1960)
BR-010 próximo a Marituba  (Penteado 1968)
Uma das maiores obras do Juscelino Kubitschek foi a construção da rodovia Belém-Brasília (BR-010), inaugurada em 1960. O município passou a fazer parte da região do progresso, pois estava ligada ao resto do país. Nesse período ocorre o êxodo rural para Ananindeua, pois em Belém com o crescimento da especulação imobiliária, o município passou a funcionar como uma espécie de “amortecedor” para os fluxos migratórios oriundos do interior do Pará e de outros Estados brasileiros. “No campo está difícil viver, Belém não tem mais lugar, o jeito é Ananindeua ocupar.” Nesse período, a mudança das zonas rurais para zonas urbanas é marcada pela acentuação dos problemas antigos como transporte urbano, falta de ruas para o trafego, saneamento, educação, etc...

7° Momento (1974)
Inauguração do Conjunto Cidade Nova IX em 1986
Ocorre a ocupação ordenada dos conjuntos habitacionais, que passou a receber grandes concentrações populacionais. A COHAB-PA foi a responsável pela a implantação da política habitacional para a população de baixa renda no Pará, por meio da implantação de vários conjuntos residenciais construídos a partir da década de 70, nas áreas de expansão de Belém. Como o conjunto da Cidade Nova (I e IX), Guajará I e II, PAAR (Pará, Amapá, Amazonas e Roraima) que foi ocupado em setembro de 1990 com 80% das obras concluídas. Na época, ficou conhecido nacionalmente como a ocupação desordenada com a maior concentração populacional do Estado.

8° Momento (1975)

Até 1970, houve um deslocamento do polo industrial de Belém para áreas menos urbanizadas e distantes do núcleo central e mais baratas como Icoaraci e Ananindeua, tendo o apoio da ação direta do Governo Federal. O primeiro polo industrial de Ananindeua foi denominado de Distrito Industrial, onde se previa a implantação de 55 empresas com 5.582 empregos. No entanto na década de 1990 possui 23 empresas. Na década seguinte haviam 67 empresas instaladas em pleno funcionamento. O segundo polo industrial configurou-se ao longo da BR-316, no trecho que iniciava após a curva da castanheira (próximo ao atual shopping) até Marituba. No inicio estabeleceram-se o Refrigerante Garoto, Tanpom Corona, Poliplast, Sorteaço, Artecom, Inca, etc. Atualmente, a maioria das empresas estão ligadas ao setor comercial: venda de automóveis, caminhões, tratores, autopeças, materiais de construção, lojas e supermercados. Verifica-se atualmente que a vocação do município é maior para o setor de serviços que o industrial idealizado na década de 1970.

9° Momento (1993)

O crescimento populacional da década de 1970 para 1980 foi de 193% (IBGE). Tanto que a população urbana era 13% na década de 1970. Na década de 1980 era quase 90%. Tanto que em 1993, esse acelerado crescimento urbano relacionado diretamente ao processo de metropolização de Belém, provocou a conurbação com Ananindeua, que se tornou a principal área de expansão da capital. Sua principal característica era marcada pela difícil identificação de onde terminava o município de Belém e onde começava o município de Ananindeua, que levou em 1993 a uma revisão dos limites políticos administrativos entre os dois municípios.

10° Momento (2013)

Ananindeua possui mais de 471.980 hab. (IBGE), em termos populacionais é segunda maior cidade do Estado, ficando atrás apenas de Belém. No entanto, Ananindeua lidera até o ultimo levantamento publicado em 2013, como a pior cidade do Brasil em termos de saneamento básico. Quanto ao Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do Programa das nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Ananindeua ficou na 1.362 posição entre os 5.565 municípios brasileiros, com 0,718. Índice de Renda 0,684, Índice de longevidade 0,821 e de educação 0,658.

Apesar de tudo, a urbanização tem seu lado contraponto, Ananindeua em 2010, liderou o 3° posição da lista dos municípios com maiores taxas de homicídios envolvendo crianças e adolescentes. O transporte urbano também passa por momentos de dificuldades, a BR-316 possui em seus primeiros quilômetros o trecho com o maior número de acidentes com vitima fatal, bem como trechos de lentidão na rodovia e nas principais vias de acesso do município.


Apesar de todas as dificuldades, o município ainda é alvo da especulação imobiliária, que nos últimos anos está comprando os sítios, vivenda, chácaras e clubes para transformar em condomínios particulares e loteamentos, marcando a verticalização da cidade. Esse corrida imobiliária, impulsionada pelas linhas de crédito e programas sociais do governo, tem atraindo a implantação de redes de supermercados, farmácias, postos de gasolina, shopping centers, duplicação de avenidas, bancos, lojas de materiais de construção, concessionárias, restaurantes, clinicas, etc.


A falta de um planejamento urbano adequado para todos os bairros do município, que se constituíram fora do eixo dos conjuntos habitacionais, geraram uma ocupação desigual, com sérios problemas sociais e ambientais, principalmente as áreas periféricas, que requerem uma maior atenção e investimento das politicas públicas para mitigá-las e solucioná-las.


Ao longo desses dois séculos de história, muitos outros fatos históricos foram importantes para a construção do cenário atual, no entanto não foram registrados e se perderam no tempo. Essa síntese são apenas 10 fragmentos que ajudam a contar e entender a formação desse município, que não para de crescer e se destacar, seja por motivos memoráveis ou não. Mas que sempre será uma município em constante transformação em busca de uma cidade melhor para se viver e trabalhar.

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