Ananindeua: 11 anos de pesquisas

Capa do TCC intitulado Ananindeua e a sua identidade cultural (2006).

Em 2013, as pesquisas sobre Ananindeua completam 11 anos. São mais de 83 mil acessos desde a criação deste blog de pesquisa.

Desde seu inicio em 2002, tive a preocupação de um dia disponibilizar e permitir que os futuros estudos sobre o município encontrassem mais uma ferramenta de informação, que visasse não só identificar os aspectos históricos, culturais e naturais, mas que trouxesse à reflexão a importância de um acervo ao céu aberto que transcende no tempo das obras físicas para adicionar valor a nossa autoestima.

Sempre com o objetivo de fazer com o que o presente tenha na memória do passado uma referência para as próximas gerações, para que possam compreender que o presente se constrói também com histórias e tradições (folclore, música, religião, culinária, etc.).

As postagens não devem ser entendidas apenas como uma referência ao passado, deve se constituir em permanente objeto de elaboração, sendo está a tarefa de todos nós, não é necessário ser historiador ou professor, porém, os educadores têm um papel fundamental na formação de cidadãos conscientes de suas raízes históricas, artes e tradições. Para que juntos possamos renovar, diante da nossa história e personagens, o sentimento de amor pelo lugar onde se nasce e vive.

A ilustração (Capa do TCC) acima foi utilizada para identificar e marcar apresentação dos resultados durante a defesa do Trabalho de Conclusão do Curso em Turismo na UFPA em 2006. A ilustração faz uma alusão aos primeiros moradores ribeirinhos do rio Maguari no século XIX, bem como ao curtume e ave Maguari, os trabalhadores nordestinos que chegaram no século XX, os trilhos da Estrada de Ferro de Bragança que tinha em seu Km 14 a estação de Ananindeua, que marcou o inicio da municipalização a partir do povoado de Ananindeua, denominação oriunda da espécie Ananin abundante na região, tendo como proteção a padroeira do município N. Sra. das Graças.

Comentários