Seringais de Ananindeua - Museu Parque Seringal


Seringais de Ananindeua (Adrielson Furtado, 2013)
Segundo Penteado (1968), as antigas matas do 40 Horas foram exploradas pelos nordestinos e japoneses no século XX, para o fornecimento de postes e lenha para Estrada de Ferro de Bragança, passando de mata virgem para zonas de capoeiras.

Tais propriedades rurais mantinham granjas, hortas e plantações de cacau, cupuaçu em consórcio com seringal. Na década de 1970, a COHAB-Pará comprou essas áreas rurais para a construção do conjunto habitacional Cidade Nova. Com a construção das ruas e moradias, partes desses seringais foram desmatadas.

Segundo as informações orais de antigos moradores das áreas do entorno, os seringais foram abandonados por seus proprietários, sem deixar de extrair seu látex e as frutas existentes nas sombras dos seringais. 

No entanto, fragmentos desses seringais ainda são encontrados em meio as áreas urbanizadas do conjunto Cidade Nova, como a do Complexo esportivo da Cidade Nova VIII.
Fotos: Seringais do Complexo Esportivo da Cidade Nova VIII (Adrielson Furtado, 2013)
Em abril de 2012, uma área de 12 mil m² na Cidade Nova VIII, entre as WE´s 34 e 36 foi transformada em Museu Parque Seringal contendo as seringueiras cultivadas pelos japoneses e nordestinos durante o segundo período da economia da borracha.
Foto: Museu Parque Seringal  (Adrielson Furtado, 2013)
O Espaço possui trilhas, anfiteatro, academia de ginástica ao ar livre, lanchonete, playground, a casa do seringueiro um museu que retrata a vida dos senhores da borracha e dos seringueiros com seus instrumentos e técnicas para a extração do látex até a criação da borracha.




 Fotos: Museu do Seringueiro  (Adrielson Furtado, 2013)


    Foto: Anfiteatro  (Adrielson Furtado, 2013)
    Fotos: Academia ao ar livre  (Adrielson Furtado, 2013)
    Foto: Tapiri  (Adrielson Furtado, 2013)

O Museu Parque Seringal é o segundo parque ambiental de Ananindeua e, a primeira unidade de conservação municipal do Pará. Também já faz parte do Cadastro Nacional de Museus pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) do Ministério da Cultura, e do Cadastro Nacional de Unidades de Conservação (CNUC) do Ministério do Meio Ambiente.

     Foto: Extração do látex  (Adrielson Furtado, 2013)


Fonte:

RODRIGUES, Eliene Jaques. Banidos da cidade e unidos na condição: Cidade Nova, espelho de segregação social em Belém. Belém: UFPA/NAEA, 1998.

Comentários