Programa Eco Record sobre a Região Insular de Ananindeua - PA


A região insular de Ananindeua será traduzida e mostrada nas lentes do programa Eco Record (Dom. 16.12.12)  às oito e meia da manhã.

No mês de outubro a produção do programa visitou as comunidades de João Pilatos e Igarapé Grande, na ocasião buscou-se registrar as paisagens, a  fauna, a flora e o cotidiano dos insulares na comunidade de João Pilatos. 


No ultimo dia 08/12 ocorreu o sugundo dia de gravação do programa na ilha de João Pilatos. Dessa vez, apresentadora Salcy Lima deu continuidade a gravação do programa a partir do porto do Surdo no Curuçambá.



Depois de aproximadamente 50 min de viagem fluvial pelos igarapé do Curuçambá, rio Maguari e furo das Marinhas e o furo de Santa Rosa, desembarcamos na comunidade de Igarapé Grande.


A caracterização da região foi  apresentda pelo pesquisador e turismólogo Adrielson Furtado, que também narrou os principais fatos históricos que marcaram os processos de ocupação pelos ribeirinhos ao longo dos séculos.


Dessa vez, as lentes atentas do programa registraram um dos moradores mais antigos da comunidade o Sr. Antonio Fárias, que recebeu em sua casa a equipe do programa e contou como é viver na comunidade a várias décadas.


As frutas, as criações de animais domésticos, o modo de vida da mulher insular foi destacado pela Sr. Oscarina Fárias, que apresentou a Salcy Lima os detalhes do cotidiano na comunidade a partir do papel feminino na divisão do trabalho.


Os usos das espécies arbóreas foram apresentados pela engenheira florestal Rozi Modesto, que mencionou as principais espécies encontradas na região, bem como, seus usos tradicionais de subsistência.

A pesca artesanal de peixes e crustáceos também foram abordados, sempre mostrando a importância da preservação e manejo das espécies da icitiofauna da região, visando a sustentabilidade da pesca artesanal.


O Sr. Manuel Nazareno, um dos maiores conhecedores da região e de fundametal importância para a disseminação do conhecimento e da imagem do homem insular, também participou das gravações do programa Eco Record.



Os 10 anos de pesquisa sobre o município de Ananindeua e sobre a sua região insular disponiveis neste blog, foram de fundamental importância para direcionar a elaboração do programa e contribuir para a disseminação do conhecimento e da imagem de uma das regiões mais espetaculares do município de Ananindeua.


Comentários