A utilização das espécies arbóreas da floresta de várzea da Ilha de Sororoca, Ananindeua, Pará, Brasil por moradores locais.


Este artigo foi publicado na Revista Brasileira de Ciência Ambientais (Edição 23), resultado dissertação de mestrado em Ciências Ambientais (UFPA).

O objetivo da pesquisa foi identificar a utilização das espécies arbóreas por moradores ribeirinhos da Ilha de Sororoca, localizada no município de Ananindeua, Pará, Brasil.

A metodologia consistiu na identificação das espécies com DAP ≥ 10 cm em 2 ha de floresta de várzea e respectivas informações sobre a forma de uso e a parte usada das espécies.

Foram registradas 53 espécies em 47 gêneros e 21famílias, onde Fabaceae, Arecaceae e Lecythidaceae apresentaram o maior número de espécies. Euterpe oleracea Mart. e Virola surinamensis (Rol. ex Rottb.) Warb. foram relacionadas em seis categorias de usos.

As principais categorias de usos das espécies concentraram-se na construção (34%) e artesanato (31%).

Concluiu-se que a articulação comunitária junto aos órgãos públicos pode ser uma alternativa para estabelecer medidas educativas visando dar subsídios para a comercialização dos frutos e para a gestão racional dos recursos por meio da conservação e valorização do saber local.

Confira o artigo na integra:
http://www.rbciamb.com.br/publicacoes3.asp
http://www.rbciamb.com.br/images/online/Materia_5_artigos307.pdf


Comentários