ESTRADA DE FERRO DE BRAGANÇA

Registro fotográfico do Trem na parada do Entroncamento em 1957 (ufpanarede, 2008)

Em comemoração a trigésima postagem e, a grande procura por informações sobre a mais importante estrada de ferro já existente no Pará, esse mês o Blog Adrielson Furtado traz novas informações sobre esta ferrovia, com fotos e mapas que ajudam a entender todo o cenário que se desenrolou durante as décadas em que as marias fumaças cruzavam as paradas, estações e ramais pelo nordeste do Pará.

Em respeito aos meus seguidores e leitores as informações são fidedignas e possuem fontes citáveis, somente algumas fotos não conseguir identificar a fonte, mas para ilustrar preferir colocar para conduzir a todos neste imaginário que cercava a Estrada de Ferro de Bragança.

Assim como Ananindeua, outros locais ganharam relevância e importancia com o passar dos trilhos e suas marias fumaças. Graças a ela muitos municipios se formaram e receberam denominações. Mas foram poucos que conseguiram preserva sua história e sua identidade através da conservação de suas paradas, trilhos, pontes, caixas dágua e até mesmo vagões inteiros como o município de Castanhal.

Se todas as estações não tivessem sido destruídas a mando de políticos, nossa história estaria mas presente no nosso dia-a-dia.

Por isso, vou continuar postando sempre que obter novas informações.

Saudações a todos aqueles que reconhecem a grandeza dessa estrada que transportou muita gente e deixou saudade como um rastro numa curva do esquecimento.

Adrielson Furtado



Comentários

Cleidiane Oliveira disse…
Parabéns pelo blog, gostei muito...