ESTRADA DE FERRO DE BRAGANÇA: Locomotivas

Foto: Locomotiva Maguary (Wikipedia)

De acordo com os relatórios do Coronel Roberval Silva Presidente do Grupo de Trabalho da Estrada de Ferro de Bragança, na qual ele relaciona os números e respectivos nomes das locomotivas existentes na época da extinção da Estrada de Ferro. Trinta locomotivas, sendo quatro a diesel não identificados.

    Foto: Vagão do trem da EFB do Parque da Residência (Adrielson Furtado, 2011)


1 –Santa Izabel;
2 – Belém;
3 – Crespo de Castro;
4 – São Braz;
5 – Lauro Sodré;
6 – Pará;
7 – Apeu;
8 – Bragança;
9 – Peixe Boi;
10 – Caripi;
11 – Jambu-Açu;
12 – Quatipuru;
13 – Maracanã;
14 – Pinheiro;
15 – Augusto Montenegro;
Foto: Locomotiva Augusto Montenegro
Fonte: www.somostodosedmilson.blogspot.com

16 – Marituba;
17 – Sá Pereira;
18 – Joaquim Távora;
19 – Timboteua;
21 – Açaiteua;
22- Desmontada;
23 – Rio Branco;
24 – Anhanga;
25 – Capanema;
26 – Cametá;
27 – José Serrão;
28 – Castanhal;
29 – Igarapé-Açu;
30 – Tauari.

Foto: Estação Central da Estrada de Ferro de Bragança, em Belém. Fonte: Belém da Saudade, 1998, p. 240.

Foto: Vagão do trem da EFB do Parque da Residência (Adrielson Furtado, 2011)

Rotunda de Marituba tinha a função de servir de depósitos de locomotivas de forma circular ou semi-circular: variam geralmente de prédios construídos em 90 graus até prédios totalmente circulares, construídos em 360 graus. A rotunda de Marituba tinha 90°.
A rotunda de Marituba, em foto provavelmente das anos 1910 (Estações Ferroviárias do Brasil, 2011).

A distribuição das locomotivas para cada baia era feita por um girador, movido na maioria das vezes manualmente. Estes giradores são trilhos que giravam dentro de um círculo com um poço, cujos trilhos são apontados para a baia que receberá a máquina. Não confundir girador (ou virador, ou giramundo) com rotunda.


Fonte:
SIQUEIRA, J. L. F. Trilhos: o caminho dos sonhos (Memorial da Estrada de Ferro de Bragança). Bragança, 2008.

http://www.estacoesferroviarias.com.br/rotundas/marituba.htm 

Comentários

Anônimo disse…
Perfeito, adorei a iniciativa de destacar a importância da migração nordestina para o extremo norte do Brasil, especialmente em Castanhal, onde atualmente se estima 60% da população seja nordestina...Era o que estava procurando para o meu trabalho...

E. Gutemberg