Curva da Castanheira*

Talvez uma das árvores mais simbolicas que Belém já teve: a Castanheira. Localizava-se em frente ao atual Seminário Teológico Batista Equatorial na BR-316.

Foto: Curva da Castanheira (Agenda 2011 do Shopping Castanheira)

Dentre as histórias narradas sobre a árvore, conta-se a de uma mulher que foi esperar o ônibus com seu filho embaixo da castanheira, quando caiu um ouriço na cabeça da criança matando-a. Dizem que apartir do acontecido a árvore deixou de produzir frutos.

Na decada de 1990, durante a construção do shopping em suas proximidades, o DNER quiz cortar a árvore, mas a igreja Batista entrou com uma ação contra a sua retirada, vindo esta a ganhar tal ação.

No entanto, a castanheira morreu, talvez por causa das alterações causadas no solo, como o asfalto, ficando só o tronco da mesma por alguns anos, sendo retirada mais tarde para evitar acidentes.

Na época do trem, a Castanheira era conhecida pela curva que se formava ápos sua passagem, por isso este trecho da estrada de ferro de Bragança era conhecido como a Curva da Castanheira.

"O trem havia cruzado os limites de Benevides, Marituba e Ananindeua e finalmente chegava a Belém. A imponente castanheira era a referência. Um tronco de aproximadamente dois metros de diâmetro sustentava uma bela árvore, cuja popa balançava ao sabor do vento a vinte e cinco metros de altura, plantada exatamente na entrada da cidade, na curva mais famosa da capital paraense: A curva da castanheira” Siqueira (2008).

O shopping existente próximo ao local onde havia a árvore, simboliza em seu nome aquela que por muitos anos se mostrou magestosa e imponente para aqueles que por ali passaram.


Fonte: SIQUEIRA, J. L. F. Trilhos: o caminho dos sonhos (Memorial da Estrada de Ferro de Bragança). Bragança, 2008.

Fonte: historiaenatureza.blogspot.com


* Informações orais

Comentários

Amei, muito obrigado por estarem colaborando para sabermos da história de nossa cidade
Edivaldo Esperante disse…
...lembro claramente na minha infância dessa árvore magestosa!