Região Insular de Ananindeua: 14 ou 9 ilhas?

Foto: Igarapé do Curuçambá (Almeida, 2010)

O texto a seguir foi extraido da dissertação de Almeida (2008)(pág. 13-14):

"Nas pesquisas realizadas por Almeida (2006), devido às dificuldades do trabalho de campo à época, a quantidade de ilhas registradas foram 14, pois ilhas que possuíam nome em duplicidade foram consideradas como sendo duas ilhas diferentes, como por exemplo, a ilha de Guajarina, também é conhecida como Jarina. Almeida (2006) também considerou como tal Arauarí e Santa Maria e, por último as ilhas de Periquitos e Redonda ou Tacho, a qual pertence aos municípios de Santa Bárbara do Pará e Benevides, respectivamente.

Conforme a Lei n° 5.778/93 (PARÁ, 1993), que define os Limites Político-Administrativos e Territoriais entre os municípios de Belém e Ananindeua, as ilhas do Mutá, Arauarí, Sororóca e São José da Sororóca não pertenciam ao município de Ananindeua. Porém, no ano de 2000, o Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE) ao realizar o censo nesta região, os ribeirinhos informaram que a ilha onde residiam pertencia ao município de Ananindeua e não ao município de Benevides.

Segundo informação oral dos ribeirinhos, a Prefeitura de Benevides na época deixou de administrar estas ilhas. Desde então tais ilhas passaram a ser consideradas pertencentes ao município de Ananindeua e, estão sendo incluídas no planejamento administrativo da Prefeitura Municipal.

Portanto, a área insular em questão possui 12 (doze) ilhas, sendo 3 (três) pertencentes aos municípios de Benevides (ilha Redonda), Belém (ilha de São Pedro) e Santa Bárbara do Pará (ilha dos Periquitos), e 9 (nove) pertencentes ao município de Ananindeua."

As noves ilhas são:
1 - Viçosa
2 - João Pilatos
3 - Santa Rosa
4 - Mutá
5 - Arauarí
6 - São José da Sororoca
7 - Sororoca
8 - Sassunema
9 - Guajarina

Fontes citadas:

ALMEIDA, Adrielson Furtado. Ananindeua e a sua identidade cultural. 2006. 108f
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) – Centro Sócio-Econômico, Universidade Federal do Pará, Belém, 2006.

ALMEIDA, Adrielson Furtado. Diagnóstico sócio-ambiental da região insular de Ananindeua (PA): uma proposta de zoneamento turístico. 90f. (Monografia de Especialização em Gestão Ambiental). Núcleo de Meio Ambiente, Universidade Federal do Pará, Belém, 2008.

PARÁ, Lei n° 5.778, 15 de dezembro de 1993. Define os limites político-administrativos e territoriais entre os municípios de Belém e Ananindeua e dá providências. Diário Oficial do Estado: Belém, n° 27.615, 16 de dez. 1993.

Comentários

Anônimo disse…
Bom artigo, apenas senti falta de um mapa para localização geográfica dessas ilhas, pois se confude muito o limite de ananindeua nessa area insular!