Maguari (Ardea cocoi L.)

Ave Maguari

Ave ciconiiformes, ou seja, ave ribeirinha por viver as margens dos igarapés, rios e lagos, da família dos Ardeidae (garças e socós) de costume migratório, também conhecida como garça moura.
Foto: avedomestica.com

Suas características são:
  • Ave pernalta de grande porte, chegando a medir 1,30cm;
  • Cabeça na cor cinza na parte superior; 
  • Vertice e lados da cabeça preto;
 
Foto: olhares.sapo.pt
  • Bico pontiagudo de cor amarelada e escura na base, com 13cm de comprimento;
  • Pescoço longo na cor branca e com pequenas manchas na cor preta;
  • Olhos esverdeados e circundantes de amarelo;
  • Peito estreito e empenado;
Foto: Flickr.com
• Plumagem do corpo vai de cinzenta a cinza azulada e, preto no alto da cabeça, rêmiges, lado do peito e cauda igualmente pretos;
Foto: Flickr.com
• Abdômen branco e voz rouca e sonora.

O Maguari é encontrado nos manguezais e áreas adjacentes na costa norte brasileira: costa norte Amapaense, baixadas Maranhenses, Ilha do Cajual (MA), Delta do Parnaíba, estuário do rio Amazonas, região do Salgado paraenses + reentrâncias Maranhenses. A ave é especializada na captura de peixes ou invertebrados bentônicos.
Foto: olhares.sapo.pt
O nome Maguari foi adotado pelos nativos e pescadores da vila do Maguari, devido ao hábito deste pássaro aparecer às proximidades de um igarapé existente no local conhecido como “cachoeirinha”.
Foto: Ave Maguari (Folder promocional do Mangal das Garças, 2011)

Escreve-se a palavra Maguari/Maguary de duas formas: Maguary final com “y” é devido a influencia estrangeira na tradução da língua indígena. Maguari final “i” é devido ao som do “i” nativo que se aproxima da linguagem regional, é a forma mais correta.
Foto: olhares.sapo.pt

É grande a influencia que o “pássaro Maguary” exerceu na comunidade Maguariense e, estando presente em toda a sua história, tais como: o surgimento da vila Maguary; o principal rio que serve ao Município; A indústria de curtimento de couro Maguary; a comercialização da primeira água mineral distribuída no Estado do Pará; ao principal açude e o primeiro time de futebol do Município, o Clube Maguary.
Imagem: Maguari Sport Club fundado no Ceará

Foto: Ave Maguari do Mangal das Garças (Adrielson Furtado, 2011)

Foto: Ave Maguari do Mangal das Garças (Adrielson Furtado, 2011)

Foto: Ave Maguari do Mangal das Garças (Adrielson Furtado, 2011)



Fontes:

ALMEIDA, Adrielson Furtado. Ananindeua e a sua identidade cultural. (Trabalho de conclusão do curso de Turismo) Centro Sócio-Econômico. Universidade Federal do Pará. 108 pg.

MARTÍNEZ, Carlos. Aves: Ciconiiformes. IN: FERNANDES, M. E. B. (Org). Os manguezais da costa norte brasileira. Maranhão: Fundação Rio Bacanga, 2003. Pg. 81-104.

Comentários

Raimundo Júnior disse…
Parabéns Adrielson, pelo relevante trabalho nas informações ambientais prestadas. Além da vegetação apresentada com riqueza, foi desse agradável local, abrangendo o rio, as aves típicas, bem como o famoso Curtume, que inspiraram o a surgimento de uma simpática agremiação esportiva que marcou história, em território cearense, em 24/06/1924, nascia o "Sport Club Maguari", patrocinado na época pelo curtume de denominação homônima. Sucesso! Saudações, Raimundo Júnior.
Unknown disse…
Para um filho do Maguari, é com orgulho que parabenizo vc, Adrielson pelo brilhante trabalho em favor da memória deste lugar que outrora foi pacato...

Raimundo Araujo-Canutama-AM
Anônimo disse…
Amo estar aqui. He estado en este sitio en distintas oportunidades y siempre que voy me entusiasma otro detalle.
Jamás dejo de hacer fotos. Es sin ludar a dudas, mi lugar favorito de la Tierra.
Have a look at my web page ; Eva