Ananindeua e sua história

O primeiro registro de ocupação de Ananindeua data de 1790, através de um engenho de cana de açúcar de propriedade do Conde Antônio Koma de Melo, às margens do rio Guamá (atual Colônia Agrícola do Abacatal).

Na década de 1850, ribeirinhos estabeleceram-se nas margens do rio Maguari-Açu, fugindo do confronto da Cabanagem (próximo ao Distrito Industrial de Ananindeua).

Na mesma década chegam os primeiros proprietários de terra, que começaram a se estabelecer em diversos pontos do município, tais como: Maguary, área do Distrito Industrial, Mocajutuba, Tropiqueira, São Sebastião (Quinta da Carmita).

A partir de 1890, tem-se o povoamento das ilhas de Sassunema (1894), Ilha do Roldão (atual ilha de Santa Rosa) (1895), Ilha do Mutum (1896).

Em 1883, antes da inauguração do primeiro trecho da Estrada de Ferro de Bragança (EFB), iniciou-se a instalação de uma espécie de oficina do trens, que depois houve a necessidade de se construir uma vila de casas para os operários da manutenção (localizada na área próxima  a sede da Prefeitura). a Vila operária deu origem ao povoado de Ananindeua.

Em 1883, Coutinho de N. L. registra as terras do Curuçambá.

Na manhã de domingo de 1884, foi aberto ao trânsito público o primeiro trecho de 29 km da EFB (Belém - Colônia de Benevides). A partir da inauguração foi construído uma parada no km 14 (em frente a atual Prefeitura), sua função era fornecer lenha para as locomotivas e para as outras estações que foram inauguradas ao longo da EFB. A facilidade de acesso proporcionou ao longo dos anos a ampliação do Povoado.

Por volta de 1895, chega no Maguari o Sr. José Marcelino de Oliveira, vindo do município do Acará.

José Marcelino de Oliveira (luciaaraujo.blogspot.com)

Em 1900, José Marcelino funda a primeira escola do município: Quinta Carmita.

Em 1916, os sócios Saunders e Davids adquirem as propriedade do curtume Maguary. Dando origem ao primeiro núcleo urbano organizado de Ananindeua conhecida originalmente de Vila Operária e depois como Vila Padrão e mais tarde como Vila Maguary.

Em 1920, é construído o primeiro núcleo religioso urbano do município - Capela de N. Sra. das Graças.

Em 1921, a escola Maguary fecha e da lugar a uma granja de mesmo nome, que na espoca recebeu o titulo de 100% pura por um químico francês.

Em 1934, Saunders e Davids dissolveram a sociedade.

Em 1935, inicia a construção da atual igreja Matriz N. Sra. das Graças.

           Foto: Igreja Matriz de Ananindeua (Biblioteca do IBGE)


Em 1938, Ananindeua deixa de ser freguesia e passa a ser distrito do município de Santa Izabel, ano mais tarde passa a ser Distrito de Belém.
    Foto: Rua no municipio de Ananindeua (Biblioteca do IBGE)

Em 1943, Ananindeua torna-se Município através do Decreto-Lei nº 4.505, cuja a instalação ocorreu em 3 de janeiro de 1944.

No período de 1947 a 1956, o município contava com os seguintes distritos: Ananindeua, Benevides, Benfica e Engenho do Araci (pertencente ao atual município de Santa Bárbara).

    Foto: Transporte de carvão vegetal no trecho BR-010 próximo a Marituba (Biblioteca do IBGE)

Em 1960, é inaugurada a BR-010 (Belém-Brasília), iniciando o período dos fluxos migratórios oriundos de diversas regiões do Estado e do País.

Em 1961, Ananindeua passa a possuir somente o Distrito Sede, os demais passam a constituir municípios pelo Lei nº2.460 de 24 de dezembro.

Em 1968, com a inauguração do conjunto habitacional Nova Marambaia I com 834 unidades pela Companhia de Habitação do Pará (COHAB/PA), estimulou a ocupação de áreas além do limites da capital, começando a adentrar o município de Ananindeua.

Com a expansão da malha urbana no decorrer da década de 1970, tem-se o aparecimento de novas áreas que hoje são conhecidas como Una, Jaderlândia e Guanabara.

Em 1970, inicia-se a instalação do Parque Industrial de Ananindeua.

Em 1974, a Bandeira e o Brasão foram criados e aprovados pela Câmara Municipal.


                                       Foto: Bandeira  com o brasão municipal de Ananindeua

No período de 1976-1986, iniciam a instalação do conjunto habitacional Cidade Nova I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII e IX pela COHAB/PA. O primeiro foi inaugurado em Dezembro de 1977 com 600 casas, o último foi inaugurado em julho de 1986 com 120 unidades habitacionais. A COHAB-PA fecha o ciclo de maior produtividade da sua história.

Em 1990, seguindo o mesmo padrão modernizador dos conjuntos habitacionais, o conjunto denominado Pará, Amapá, Amazonas e Roraima (PAAR), foi ocupado por cerca de 6 mil famílias, antes de sua conclusão e inauguração.

Em 1994, criação do Hino oficial do município, com letra de Cleucydia Lima Costa.

Em 1994, Ananindeua perde o território de Marituba, que passa a constituir município através da Lei Estadual nº 5.897.

Em 1997, através de levantamento aerofotogramétrico promovido pela COHAB/PA, Ananindeua apresentou um processo de conurbação da área expandia do espaço originário de Belém com a sede de Ananindeua.

Em 1999, é entregue o titulo de terra, reduzido de 2.100ha para 308ha aos moradores da Colônia Agrícola do Abacatal.

Ananindeua chegou ao século XXI com mais de três séculos de histórias, com personagens importantes, alguns até anônimos, mas que deram brilho aos fatos que marcaram época e que ajudam a contar a história e origem de Ananindeua, que ao longo dos anos consegui se desenvolver com dignidade, provando que uma cidade se constrói com a história de seu povo.

Foto: Antigo monumento da Praça Matriz.
Demolido no final da década de 1990 para reestruturação da praça.
Era um dos símbolos representativos de Ananindeua.


Fonte: ALMEIDA, A. F. Ananindeua e a sua identidade cultura. 2006. 108pg. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Turismo) - Centro Sócio-Econômico, UFPA, 2006.

Comentários

Unknown disse…
tu é o kra amigo,....
Lucia Araújo disse…
Parabens pelo trabalho. Convite: estamos em tramitação para o museu ananin. Quer participar? Seu contato?
ROSI disse…
Excelente seu trabalho.Tenho certeza que irá ajudar muita gente que precisar obter informações sobre Ananindeua.
Sarah disse…
Prezado,
Aproveito sempre seus trabalhos.
Hoje procuro algo sobre os registro de batismo da época de 1880-1900 de quem nascia em Ananindeua.
Havia alguma igreja nesse povoado? Onde as pessoas se batizavam?
Obrigada,
Sarah Reis
Olá Sarah Reis, obrigado por utilizar os trabalhos aqui publicados.
As postagens estão baseadas em material publicado ou informação oral. Sendo assim, o primeiro núcleo religioso urbano do município que se tem registro é a Capela de N. Sra. das Graças (1920), mais haviam missões religiosas católicas, com a instalação de cruzeiros, na Quinta Carmita (Maguari). Outro indicio da presença católica no município é o Convento da Providência (localizado onde hoje é a Igreja do Divino do Espírito Santo). Estas informações de batismo seriam algo ainda a ser pesquisado.
Davi Saunders disse…
Bela historia que meu Bisavô teve parte na cidade de vocês, adoro ler as historias dai e da casa de curtumes maguari.
Unknown disse…
Descobri a origem do nome do meu pai através do seu trabalho de pesquisa, sempre tivemos curiosidade de saber, obrigada.(o nome é Roldão)
Excelente trabalho! Agradeço enormemente a disposição do seus conhecimentos para que possamos ampliar os nossos. Meus Parabéns!
Unknown disse…
Eu tô usando essas informações para um trabalho
Solange Bandeira disse…
Muito bom seu trabalho, pesquisadores são realmente importantes, para nossas memorias patrimoniais, obrigada.
Anônimo disse…
MINHA FILHA DE 8 ANOS ESTA FAZENDO UM TRABALHO DO COLEGIO... AMEI SEU ARQIVO, INFORMAÇÕES IMPORTANTES . OBGDA