Imagem: Seicho-No-IÊ do Brasil - Ananindeua. Foto: Adrielson Furtado |
A Seicho-No-iÊ é um movimento religioso-filosófico fundada
na cidade de Tóquio, Japão, em 1930
por Masaharu Taniguchi. Atualmente está presente em mais de 30 países, distribuídos
pela América Latina, América do Norte, Europa, África e Oceania.
![]() |
Imagem: Masaharu Taniguchi. Foto: Wikipédia |
Em 1930, após o lançamento da
primeira revista em Tóquio, os imigrantes japoneses no Brasil tiveram acesso
aos primeiros volumes, como a revista “A verdade da vida” de 1932. Em
1934, o Sr. Daijiro Matsuda ao ler o livro “A verdade e a Vida” fica curado de
uma grave enfermidade misteriosamente. Passando junto com o seu irmão Miyoshi
Matsuda a divulgarem a Seicho-No-iÊ, tornando-se os principais
responsáveis pela sua difusão no Brasil e na América do Sul (S. J., 1990).
![]() |
Imagem: Daijiro Matsuda. Foto: Acervo SNI |
Em 1952, a Seicho-No-iÊ estabeleceu sua sede no Brasil na cidade de
Jabaquara, São Paulo (S. J., 1990). A partir da década de 70, houve um crescimento
acentuado na sociedade brasileira a, época em que o ocidente estava começando a
se voltar para as religiões e terapias orientais (ALBUQUERQUE, 2008).
Na década de 1970, durante a
construção da gleba IV do Conjunto Habitacional Cidade Nova, se estabeleceu a Seicho-No-iÊ
em Ananindeua. Na Tr. We 43, 639, esquina
com a Av. Dom Vicente Zico (antiga Av. Arterial 18). Seu templo é considerado
um dos primeiros a ser erguido na região Norte do Brasil. No mesmo período
inicia a difusão da Seicho-No-iÊ no bairro da Agulha em Icoaraci, Belém.
Dentre as religiões orientais,
a Seicho-No-iÊ é a que obteve maior popularização no Brasil. Os
brasileiros são atraídos por julgarem que ela não é uma verdadeira religião, e
sim uma filosofia de vida. Além de acolher todas as religiões sem distinção. Em
virtude de apresentar poucos rituais e cerimonias de culto em suas manifestações,
recomenda-se que seus adeptos de outras religiões busquem na Seicho-No-iÊ orientações
e, se mantenham fiéis aos cultos da sua própria religião (S. J., 1990).
Tem como símbolo emblemático
um círculo constituído pelo sol, por uma estrela e uma cruz suástica, relativos
as três religiões: o xintoísmo, o budismo e ao cristianismo. As práticas religiosas
compreendem a recitação de sutras, o culto dos antepassados, a purificação do
subconsciente, a oração pela harmonia e o exercício da meditação.
![]() |
Imagem: Emblema da Seicho-No-iÊ |
O seu fundador Masaharu Taniguchi (1893-1985) deixou mais
de 400 livros escritos sobre a verdadeira vida, ou seja, que a matéria,
pobreza, doença, morte e sofrimentos não existem, basta crer que o homem é
filho de Deus, para se libertar de todas as limitações do mundo visível. Sua filosofia é um ensinamento de amor que
prega que o ser humano é filho de Deus, que o mundo da matéria é projeção da
mente (SNI, 2014).
O aprofundamento da doutrina é
feita nos Centros de Treinamento Espiritual e, a difusão através das revistas,
jornais e boletins. No Brasil há 4 academias de treinamento, sendo uma no Pará
(Academia de Treinamento Espiritual da Amazônia) localizada desde 2004 na cidade
de Benevides. Há também uma Sede da Regional em Belém (Av. Generalíssimo
Deodoro) e, um núcleo na cidade de Santa Isabel do Pará.
![]() |
Imagem: Academia de Treinamento Espiritual da Amazônia. Foto: SNI |
Assim, desde a década de 1970,
a Seicho-No-iÊ em Ananindeua vem despertando no coração das pessoas a
verdade de que todos são filhos de Deus. Sua existência na Amazônia tem forte
relação com os japoneses que se estabeleceram no Pará desde 1929, em especial
nas terras pertencentes ao Curtume Maguari, que na década de 1970, foram
adquiridas pelo Estado e transformadas em conjunto habitacional (Cidade Nova).
FONTE:
SNI, 2014. Disponível em: http://www.sni.org.br/85-solenidade-comemorativa-fundacao-sni-sede-central-cerimonia.asp/
S.J., André Masao Ozaki. As religiões Japonesas no
Brasil. Edições Loyola, São Paulo, Brasil, 1990.
Comentários