Mapa do Conjunto Cidade Nova e seus serviços (Diário do Pará, 2011). |
A Companhia de Habitação do Estado do Pará (COHAB-Pará) construiu uma cidade cartesiana, onde as ruas foram nomeadas com pontos cardeais. A sigla WE (West, Este) nomeia as travessas e a SN (Sul, Norte) nomeia as arteriais (avenidas).
Os nomes das ruas não estão relacionados com a história vivida, nem com o fatos históricos e as experiências de seus moradores, que juntos são capazes de guardar e identificar um passado. Com exceção da Estrada da Providência, que faz referência a existência de um convento nas proximidades do único cemitério do conjunto (Cid. Nova VIII).
O mesmo ocorreu com o nome do conjunto. Grande parte das cidades na Amazônia tem referências portuguesas. Então porque o nome Cidade Nova foi usado para definir o nome do conjunto?
A COHAB utilizou-se do simbolismo para enfraquecer a rejeição de morar na periferia, distante 12 km do centro de Belém e 6 km do centro de Ananindeua. Nova seria sinônimo de boa, atraente, confortável em relação ao ruim de Belém. Além de associar com o sonho da casa própria, capaz de conduzir a uma ascensão social.
Esse principio ideológico positivista, desempenhado pela politica habitacional do Pará, depois foi bastante criticado por seus moradores, em virtude das condições habitacionais.
O uso do termo é comum na história da urbanização de novos aglomerados como: Villeneuve (França), Villa Nuova (Itália), New Town (Inglaterra) Novgorod (Escandinávia), Nieuve Stad (Holanda).
Dentro dos parâmetros da sociologia urbana, o termo Cidade Nova foi definido a partir da relação entre o contingente habitacional do conjunto e a concepção de cidade:
- Unidade de Vizinhança - máximo de 1.500 habitantes e 200 a 300 habitações;
- Cidade Comunitária - com 800 a 2.000 habitações;
- Cidade Nova ou Cidade Funcional - a partir de 3.000 habitações.
Em 1988, a COHAB-Pará contabilizava 13.261 habitações e 68.124 moradores. Essa é a definição da escolha do nome do conjunto habitacional Cidade Nova, que foi subdividido em 9 sub-conjuntos (I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII, IX) totalizando cerca de 4.813.678,43 m².
Assim, Ananindeua possui o maior conjunto habitacional do Estado do Pará. O que era pra ser a "periferia de Belém", que atribuiu ao município de Ananindeua o nome de "cidade dormitório", hoje com 36 anos de fundação é uma verdadeira "Cidade", um bairro com inúmeros estabelecimentos comerciais, escolas, faculdades, hospitais, clinicas, bancos, postos de gasolina entre outros serviços.
Fonte:
RODRIGUES, Eliene Jaques. Banidos da cidade e unidos na condição: Cidade Nova, espelho de segregação social em Belém. Belém: UFPA/NAEA, 1998.
Comentários